Cosmonauta russo revela política do BRICS para o espaço

A cooperação entre os países do BRICS no setor espacial contribui para evitar sua militarização, afirmou o cosmonauta russo Oleg Artemyev durante o fórum de desenvolvimento global NXT Conclave 2025, realizado em Nova Délhi, na Índia.
"O que os países do BRICS estão promovendo e propondo é o espaço como uma zona livre de qualquer armamento, um ambiente pacífico", declarou Artemyev, expressando esperança de que a política de paz do grupo tenha um impacto positivo.
O cosmonauta, citado pela RIA Novosti na sexta-feira (28/02), também afirmou que espera que mais países apoiem essa visão.
"Espero que mais nações se juntem a essa política e que as tentativas de colocar armas no espaço não se concretizem", acrescentou Artemyev.
- Na cúpula do BRICS realizada em outubro, na cidade russa de Kazan, os países-membros defenderam a necessidade de garantir a sustentabilidade de longo prazo das atividades espaciais e evitar uma corrida armamentista no setor.
- Atualmente, o bloco conta com 10 membros plenos: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Indonésia.
Quer saber mais sobre o BRICS e seu papel em um mundo multipolar? Confira nosso artigo.