A reunião entre o presidente dos EUA Donald Trump e o líder do regime de Kiev Vladimir Zelensky nesta sexta-feira (28) era destinada à assinatura de um importante acordo sobre minerais. As mesas já estavam preparadas e as canetas posicionadas, mas o clima tenso entre os presidentes fez com que o evento desmoronasse, segundo a imprensa britânica.
O evento, que deveria ser sucedido por uma coletiva de imprensa, foi interrompido por uma intensa discussão que levantou sérias questões sobre o futuro das relações entre os EUA e a Ucrânia, além de possíveis repercussões para o processo de paz com a Rússia.
O portal Sky News descreveu o incidente como um "pesadelo absoluto" para a Ucrânia e seus aliados europeus. De acordo com o veículo, a Rússia saiu como a única vencedora.
O confronto entre Trump e Zelensky levanta uma série de dúvidas sobre o futuro das relações entre os países, deixando incertezas sobre a continuidade do apoio dos Estados Unidos à guerra e ao processo de paz.
A tensão também coloca em risco as relações transatlânticas, com aliados europeus observando de perto as repercussões desse embate. O impacto sobre o processo de paz é imprevisível, com possíveis dificuldades para encontrar uma solução negociada.