Notícias

EUA confirmam candidatura de novo embaixador em Washington

O Ministério das Relações Exteriores russo informou que a candidatura de Alexander Darchiev como o novo embaixador extraordinário e plenipotenciário da Rússia nos Estados Unidos foi deferida por Washington.
EUA confirmam candidatura de novo embaixador em WashingtonAlexey Mayshev

Os Estados Unidos deram o aval para a nomeação de Alexander Darchiev como novo embaixador da Rússia em Washington, confirmando sua candidatura para chefiar a missão diplomática russa. Darchiev partirá em breve para a capital dos EUA para assumir suas novas funções, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta sexta-feira (28).

A parte norte-americana aprovou o novo embaixador russo na quinta-feira, 27 de fevereiro, durante consultas com a delegação de Moscou em Istambul, na Turquia, com o objetivo de normalizar o funcionamento das representações diplomáticas dos dois países.

Ao se tornar embaixador em Washington, Darchiev deixa o cargo de diretor do departamento do Atlântico Norte da Chancelaria russa. Ao longo de sua carreira diplomática, que se estende desde 1992, ele atuou como conselheiro na Embaixada da Rússia nos EUA por cinco anos e, entre 2014 e 2021, foi embaixador no Canadá.

A nova nomeação de Darchiev marca o fim de vários meses de ausência do chefe da missão diplomática russa em Washington. O embaixador anterior, Anatoly Antonov, retornou a Moscou em outubro do ano passado e deixou formalmente seu cargo com a emissão de um decreto no dia 10 do mesmo mês.

Apesar da demissão de Antonov, o Kremlin enfatizou que o retorno do embaixador não significava uma deterioração no nível das relações entre a Rússia e os EUA. O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, disse na época que Moscou nomearia um novo embaixador em Washington "em tempo hábil".