Notícias

EUA bloqueiam declaração da ONU que culpa Israel por abrir fogo contra multidão em Gaza

O embaixador palestino na ONU, Riyad Mansour, denunciou que por causa dos tiros israelenses dezenas de vítimas palestinas "têm balas em suas cabeças".
EUA bloqueiam declaração da ONU que culpa Israel por abrir fogo contra multidão em GazaGettyimages.ru / Eduardo Munoz Alvarez / Stringer

Os Estados Unidos não apoiaram uma declaração do Conselho de Segurança das Nações Unidas que culpou as forças israelenses por abrirem fogo na quinta-feira contra civis palestinos que aguardavam a entrega de alimentos e outra ajuda humanitária no norte da Faixa de Gaza. Um total de 112 pessoas foram mortas e 760 ficaram feridas, de acordo com o Ministério da Saúde do enclave palestino.

O embaixador palestino na ONU, Riyad Mansour, declarou aos repórteres que 14 dos 15 membros do Conselho apoiaram a declaração, proposta pela Argélia, na reunião de emergência a portas fechadas. "Sabem, não é como quando se realizam tiros no ar para conter as pessoas por ter confusão e caos. Foi apontar e matar intencionalmente", denunciou, observando que por causa dos tiros israelenses dezenas de vítimas "têm balas em suas cabeças".

Perguntado por um repórter por que os EUA bloquearam a declaração condenatória da ONU, o embaixador adjunto dos Estados Unidos, Robert Wood, argumentou que o problema é que não dispõe-se de "todos os fatos sobre o local".