Notícias

Rússia revela detalhes de acordo com EUA em Istambul

Entre os temas abordados, estão o financiamento diplomático, propriedades confiscadas e possível retomada de voos diretos.
Rússia revela detalhes de acordo com EUA em IstambulAP / Francisco Seco

Durante reunião em Istambul na quinta-feira (27), as delegações da Rússia e dos Estados Unidos chegaram a um acordo, sobre medidas para garantir o financiamento das atividades diplomáticas de ambos os países com base na reciprocidade.

Também foram discutidas condições para que diplomatas possam cumprir suas funções de maneira adequada, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta sexta-feira (28).

Segundo a chancelaria russa, as consultas foram "substanciais e profissionais", e ficou acertado que o diálogo continuará nessa linha.

O encontro foi conduzido pelo chefe do Departamento do Atlântico Norte do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Darchiev, e pela vice-secretária de Estado adjunta dos EUA, Sonata Coulter.

Temas principais

De acordo com o governo russo, as negociações abordaram formas de superar diversos impasses herdados de administrações anteriores dos EUA.

Entre os temas, destacou-se a situação das propriedades diplomáticas russas nos Estados Unidos, incluindo a devolução de seis imóveis confiscados entre 2016 e 2018. Moscou também propôs a Washington a retomada de voos diretos entre os dois países.

O Departamento de Estado dos EUA também divulgou um comunicado sobre o encontro. Segundo a nota, Washington manifestou preocupação com "a necessidade de garantir um quadro de funcionários estável e sustentável" para sua embaixada em Moscou.

Outro ponto tratado foi o acesso da missão diplomática dos EUA a serviços bancários e fornecedores. As partes concordaram em realizar uma nova rodada de negociações sobre essas questões em breve, com data, local e nível de representação ainda a serem definidos.